DOJO KUN, o compromisso do Karatê
- 19 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Este conjunto de princípios (cinco), explicados a seguir, regem a conduta do praticante e sintetizam os verdadeiros objetivos da arte marcial. Sabe-se que foram inspirados no Bushido, código moral que orientava a vida (e morte) com honra dos samurais. O termo significa "regras do Dojo" (local onde se ensina a arte marcial), sendo recitado no início e no final de cada aula, como um compromisso que se assume, reforçando "na mente dos praticantes a ideia de que a arte marcial é antes de tudo um instrumento de aperfeiçoamento pessoal, um modelo (de perseverança e temperança) que se deve levar para a vida cotidiana." (*)

Esforçar-se para a formação do caráter
O caráter da pessoa é um elemento que a distingue e identifica entre os seus semelhantes. Caráter é a concordância entre princípios e atitudes. Tem-se caráter quando se sustenta nas atitudes do dia-a-dia aquilo no qual se acredita e se prega. Ser uma pessoa “de caráter” é afirmar o que é certo (ético) e pratica-lo para si e para os demais. Mau caráter é aquele que prega a bondade e os bons modos, e dissimuladamente age em contrário. O Karatê busca a formação ética e o desenvolvimento do caráter, para contribuir na construção de uma sociedade melhor.
Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão
Fidelidade implica acreditar numa determinada verdade, levando-a adiante sem vacilar. Nesse sentido, o caráter é uma forma de fidelidade. Quanto à razão, afirma um grande pensador, ela é o maior bem distribuído entre os homens. Com ela é possível diferenciar as coisas e adquirir conhecimento que nos aproxime mais eficazmente da verdade. Este caminho da razão deve ser o caminho do equilíbrio, que é o maior fruto do espírito humano.
Criar o intuito de esforço
"Nós não aprendemos para lutar, nós lutamos, isto é, nos esforçamos para aprender" (Mestre Ginchin Funakoshi). A intenção (intuito) de esforço refere-se a uma constância na prática do Karatê para superar os próprios limites, que o praticante deve adotar no seu cotidiano. Esta prática do esforço constante se sustenta no espírito marcial, aquele que faz o guerreiro enfrentar a própria morte, que nada mais é do que o maior ato de superação humano. Desenvolve o intuito de esforço quem alimenta ideias de persistência e de otimismo, mesmo na adversidade do treinamento pesado e até na iminência da derrota. No Karatê, aprende-se a agir com calma, porém com firmeza e persistência, é nisto que consiste o intuito de esforço: um estágio elevado do espírito humano, onde a mente gera serenidade e tranquilidade para conservação do foco que permita a superação.
Respeito acima de tudo
O Karatê como atividade educativa, tem como prioridade apresentar ao praticante o respeito como fundamento do convívio harmonioso em sociedade. O Respeito pelo outro não significa à anulação do próprio ego, assim como o respeito por si não pode implicar a anulação do outro. Respeito próprio significa cultivar hábitos saudáveis para o corpo e a alma, seguir o caminho da razão, criar o intuito de esforço, assim como estabelecer relacionamentos francos e verdadeiros, e agir com caráter, respeitando os demais. O respeito é um princípio ético que ultrapassa as punições legais e a exigência de contrapartidas, se respeita acima de tudo, quando se respeita por se acreditar no respeito, não “apenas para o outro me respeitar”.

Conter o espírito de agressão
Onde prevalece o respeito e há intuito de esforço não há violência. O espírito tranquilo gera sinergias, serenidade, e autoconfiança, ao contrário do espírito exaltado que gera descontrole, medo e agressividade. O praticante de Karatê deve ser ponderado e prudente, considerando que os Katas começam sempre com defesas e que não há no Karatê atitudes hostis. O principal objetivo da arte do Karatê é elevado e nobre, não é superar o outro, mas sim as próprias limitações da forma mais racional, que implica necessariamente o controle da agressividade própria, natural e humana. Diferentemente das “rinhas”, na arte da luta deve prevalecer à razão e o autocontrole que se expressam em técnicas adequadas e táticas eficientes para alcançar a vitória em harmonia. A prática do Karatê implica uma reeducação da mente e dos padrões de comportamento.
Referências:
(*) WIKIPÉDIA. Dojo Kun. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Dojo_kun acessado em 19 jul. 2021.







Comentários