Graduação e Cor de Faixa no Karatê
- Associação de Artes Maciais ZM
- 31 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
O uniforme adotado para pratica do Karatê chama-se “KARATEGI” (pronuncia-se 'karategui'), conjunção do nome da arte com DOGI, traduzido como roupa para "o caminho", que pode-se compreender como roupa específica ou uniforme. Este, informalmente, é chamado de kimono, traje tradicional japonês, e consiste numa vestimenta ampla, composta de duas peças: a jaqueta UWAGI (pronuncia "vagui") e a calça ZUBON; também, em volta da cintura, amarrada com um nó direto, o uniforme inclui a faixa OBI.
Assim, o "Kimono", blusão e calça, representa a nossa mente, por isso da cor branca, uma evocação ao desprendimento e a humildade que se espera de um praticante, em tanto a faixa corresponde ao nosso caráter, nossa formação, que nos envolve de responsabilidade. Da mesma forma, o nó, é a representação da nossa fé, nosso respeito e compromisso, pelo qual, nunca devemos desamarra-la em frente aos nossos professores ou instrutores.
Por sua vez, dentro do karatê moderno, a faixa representa graduação e hierarquia, demonstrando o nível de experiência de cada praticante e é vista como sinal de respeito pelos alunos menos graduados. O método usado na graduação de faixas inclui duas divisões: a de KYU (classe) e de DAN (grau). Este foi criado pelo Mestre Jigoro Kano, o fundador do judô e amigo do "pai do karatê moderno", Mestre Ginchin Funakoshi, quem o adotara no karatê.
O Kyu, representado pelas faixas iniciais coloridas, é decrescente, iniciando-se no maior (depende do estilo ou linhagem) e tendo como classe máxima o 1° Kyu ( faixa marrom). A hierarquia das cores adotadas pela Japan Karate Association (JKA), referência do nosso trabalho, é:

Para o Dan a graduação é crescente, indo do primeiro ao décimo. Esta última forma de dez "Danes" (em japonês, DAN também para o plural), foi adotada depois do falecimento de Funakoshi, quem ostentara o 5° Dan, máxima graduação até o início da década de 1960. Por esse motivo, algumas escolas tradicionais, herdeiras dele, apenas aceitam a faixa preta como a cor dos graus, mesma da utilizada pelo Mestre, entanto, outras entidades incorporaram a faixa "coral" (listras brancas e vermelhas alternadas) como representação das graduações do 6° ao 10° Dan.
As cores e os simbolismos das faixas
FAIXA BRANCA (Shiro Obi) – INICIANTE, sem graduação (Mu Kyu)
Cor do desprendimento, que reflete todas as cores. Indica que, no aluno, ainda prevalece a ingenuidade e que este deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, faze-lo brotar através da fricção do treino árduo. O branco simboliza uma espécie de tela em branco esperando para ser pintada.
FAIXA AMARELA (Kiiro Obi) – 6º KYU (Rokku Kyu)
Assim como o sol que desponta todos os dias, ela representa alegria, vida, calor, força e descobrimento, significa que o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Começa a vislumbrar um pouco da realidade do que é o Karatê. Entretanto, assim como o amarelo, que é uma cor primária e não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro, evitando misturar outras coisas aos conhecimentos que está recebendo.
FAIXA VERMELHA (Aka Obi) – 5º KYU (Go Kyu)
A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Essa é a cor do fogo, da paixão do entusiasmo e dos impulsos é a cor mais quente, ativa e estimulante. A sua vibração dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca, é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. É uma cor de uma energia muito forte, o praticante deve ter o cuidado e a persistência para não deixar ser vencido por ela e desistir do caminho.
FAIXA LARANJA (Daidaiiro obi) – 4º KYU (Yon Kyu)
Mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação, trazendo as suas qualidades. Esta é a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento.
FAIXA VERDE (Midori Obi) – 3º KYU (San Kyu)
A cor é considerada fria, calmante e simboliza harmonia e equilíbrio. Ela também representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança, satisfação e fertilidade. O portador deve procurar desenvolver a sua sensibilidade para se comunicar com a natureza externa e com a sua natureza interior, criando harmonia, que proporciona bem-estar, e o distancia das tentações que traz o conhecimento, como uma falsa sensação de superioridade, orgulho excessivo, e arrogância. Deverá alcançar a certeza de que os conhecimentos ainda não se encontram maduros, adotando definitivamente o espirito sereno e humilde, indispensável para progredir.
FAIXA ROXA OU VIOLETA (Murasaki Obi) – 2º KYU (Ni Kyu)
A cor representa a "maturidade" espiritual. Historicamente no Japão, apenas os monges da mais alta hierarquia podia vesti-la. Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima, é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. Simboliza, também, devoção, piedade, sinceridade, purificação, transformação, inspiração e justiça. Na graduação, nos indica a assimilação do "DO", o caminho de elevação espiritual.
FAIXA MARROM (Chairo Obi) – 1º KYU (Ichi Kyu)
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras aprendidas. Implica a total conexão com o estilo, com a linhagem e a escola. Significa que se está completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental. A cor da madeira emana a impressão de algo maciço e denso, compacto, que reflete a disciplina e o compromisso adquiridos através da prática fiel aos princípios do Budô.
FAIXA PRETA (Kuro Obi) – 1º ao 10° DAN
É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada. A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina, responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, que induz a sensação de elegância e sobriedade, e transmite uma noção de tradição e responsabilidade, onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.

A graduação moderna no sistema Kano
A incorporação, no início da década de 1960, dos graus de 6º a 10º Dan, trouxe uma nova cor de faixa inspirada na bandeira do Japão, a coral, que foi inserida no sistema para diferenciar os mais novos graduados (Yudansha), dos mais antigos (Kodansha), podendo estes continuar a escala de graduação. Algumas entidades tradicionais se resistiram ou nunca adotaram esta mudança, como a JKA ou a Shotokai, seja por continuar com a tradição, seja para não desonrar a memoria do Grande Mestre Funakoshi, usando uma faixa (coral ou vermelha) que representa um nível superior ao dele. Portanto, mesmo aqueles graduados 10º Dan, como Masatoshi Nakayama, Hirokazu Kanazawa ou Tetsuhiko Asai, mantiveram-se fieis ao uso da faixa preta.
Nomenclaturas paras os modernos "Danes"
1º Dan - SHO DAN (INSTRUTOR) - SHIDOIN ICHI
2º Dan - NI DAN (INSTRUTOR) – SHIDOIN NI
3º Dan - SAN DAN (INSTRUTOR) – SHIDOI SAN
4º Dan - YON DAN (PROFESSOR) – SENSEI
5º Dan - GO DAN (MESTRE GRAU 1) – SHIHAN
6º Dan - ROKU DAN (MESTRE GRAU 2) – RENSHI
7º Dan - HICHI DAN (MESTRE GRAU 3) – KYOSHI
8º Dan - HACHI DAN (MESTRE GRAU 4) – HANSHI
9º Dan - KU DAN (MESTRE GRAU 5) – HANSHI
10º Dan - JU DAN (MESTRE GRAU 6) – KANSHO/MEYJIN
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