A arte do Karate
- Associação de Artes Maciais ZM
- 5 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2021

Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um sistema de defesa pessoal. Suas diversas técnicas são executadas com as mãos desarmadas. O karate é uma luta que trabalha todo o corpo, a coordenação motora e os reflexos. Possui uma filosofia muito rica, baseada no respeito, na disciplina, na autoestima e na importância da persistência para alcançar seus objetivos.
Kihon: o equilíbrio entre prática e teoria
Um kihon é uma técnica básica, um soco, uma defesa, uma postura, que é repetida pelo praticante diversas vezes. O objetivo é tornar o movimento natural, por meio da repetição, que levará à compreensão maior de seu significado, não apenas da parte prática, mas também de toda filosofia que deu origem ao movimento.
Kata: União das práticas
O kata pretende ser uma luta simulada, para que o carateca consiga praticar sozinho; são movimentos coreografados que visam dar desenvoltura frente a situações reais de enfrentamento, contra um ou vários adversários imaginários. A finalidade é que o aluno aprenda profundamente os kihon e, depois, perceba a aplicação em prática das técnicas de golpes, projeções, controle e deslocamento.
Kumite: Combate
O Kumite representa uma luta, um combate. Seu nome, sendo traduzido como o encontro das mãos, faz alusão de que os combatentes estão em iguais condições e por isso, existe o respeito entre eles. Tem como objetivo a promoção do companheirismo, do compartilhamento de informações e da ajuda mútua.







Comentários