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O karatê tem 'idade certa' para começar?

  • 6 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Por ser uma filosofia de vida, um desenvolvimento humano que vai muito além do físico, a idade não é uma limitação no karatê, pois promove diversos benefícios pra as crianças e os jovens em particular.


A partir dos três anos, no início da segunda infância (entre 3 e 6 anos), onde os movimentos fundamentais amadurecem, é o momento de iniciar o desenvolvimento das Habilidades Motoras Fundamentais (FMS em inglês): manipulativas, estabilizadoras e locomotoras.




Neste momento, que toma maior sentido a iniciação no aprendizado da disciplina através de aulas lúdicas, onde, aos poucos, são introduzidos padrões de conduta, posturas e técnicas básicas, que irão sendo desenvolvidas ao longo dos anos.


No nosso programa de aprendizado (PA), as crianças são incorporadas em turmas de acordo com a sua idade e estágio de desenvolvimento motor:

  • Pré Inf.: __________3-4 anos – estágio inicial/elementar.

  • Inf. 1: ____________5-7 anos – estágio maduro.

  • Inf. 2: ____________8-10 anos – estágio de transição.

  • Pré Ad.: __________11-13 anos – estágio de aplicação.

  • Jovem: ___________14+ anos – estágio de utilização permanente.




A partir dos 16 anos, e com o consentimento dos responsáveis, o aluno escolhe entre a turma Jovem e a de Adultos, tendo a primeira mais ênfase no desenvolvimento do lado esportivo/competitivo.


Os Adultos, vivenciam o lado mais tradicional do karatê, sendo divididos de acordo com a graduação alcançada:

  • Iniciantes: ________branca, amarela e vermelha – até um ano e meio de prática.

  • Intermediários: ____laranja, verde e roxa – até 3 anos e meio de prática.

  • Avançados: _______marrom e preta – mais de 3 anos e meio de prática.




A prática do karatê alcança o desenvolvimento de todas as Habilidades Motoras Fundamentais. Segundo o Manual Teórico Physis4 Youth, crianças com domínio destas habilidades fundamentais “tem melhor autopercepção de competência, socialização e demonstram atitude positiva para um comportamento ativo”, auxiliando assim na sua preparação para uma vida mais saudável.


Pode-se afirmar que, o karatê trabalha diversos elementos comportamentais e cognitivos próprios das chamadas múltiplas inteligências (SABINO e ROQUE, 2006) como a visual espacial, a corporal cinestésica, a intrapessoal e a linguística (estimulada pelo uso do idioma japonês).


Para saber mais, deixe a sua dúvida nos comentários, e se preferir, contate-nos através de um dos nossos canais disponibilizados aqui.




Referências:


Manual Teórico do Professor - Treinamento Funcional para crianças e adolescentes. Programa Physis4 Youth. Versão PDF para o Curso promovido pelo grupo Physis4 para membros do Funcional Kids Club.


SABINO, Marilei Amadeu; ROQUE, Araguaia S. de Souza. A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua Contribuição para o Ensino de Língua Italiana no Contexto de uma Escola Pública. UNESP, 2006, online. Disponível em <file:///C:/Users/User/Downloads/ateoriadasinteligencias.pdf> Acessado em 6 abr. 2021

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